
Minha abordagem
A TERAPIA SISTÊMICA é um tipo de abordagem da psicologia que trabalha com as relações e comunicação, considerando o indivíduo como parte de um sistema maior. Ou seja, considera tanto as relações interpessoais, seja em âmbito familiar, conjugal ou social, como parte importante no processo terapêutico.
A terapia sistêmica trabalha com o objetivo de identificar e modificar padrões de comportamento disfuncionais - como agressividade, culpa, baixa autoestima e ansiedade - que podem ter origem nas relações familiares ou no contexto social a qual faz parte.
O terapeuta sistêmico trabalha com o paciente a observação e a compreensão dos papéis e posições dos indivíduos no grupo, tentando identificar padrões e dinâmicas que possam prejudicar a harmonia do ambiente e a subjetividade de cada membro do sistema.
Dessa forma, a terapia sistêmica pode ser uma abordagem útil para indivíduos ou famílias que estejam enfrentando dificuldades na comunicação, estabelecimentos de limites, resolução de conflitos e tomada de decisões. A terapia não foca apenas no indivíduo mas nas relações e dinâmicas que compõem o ambiente familiar e/ou social.
A terapia sistêmica pode ser realizada tanto individualmente, quanto com casais, famílias ou outros tipos de grupo, e é baseada na colaboração, na comunicação aberta e no fortalecimento de vínculos emocionais saudáveis.
